terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A HISTÓRIA DOS COQUETÉIS


Não existem registros, e é pouco provável que um dia se possa saber, com pelo menos alguma dose de certeza, como surgiu o primeiro coquetel, quem foi o responsável pela primeira mistura e onde se deu tal fato. 
Alguns historiadores sustentam que muito provavelmente os primeiros coquetéis tenham surgido a partir da metade do século XIX na Inglaterra. Esta teoria se baseia no fato de que os ingleses já conheciam o rum, bebida típica das ilhas do Caribe, onde piratas, muitos dos quais eram " patrocinados " pelo império britânico, constantemente iam se refugiar após saques em alto mar. Outro fato que pode ajudar nesta teoria é que os soldados ingleses trouxeram das terras holandesas uma bebida destilada a partir de cereais e que é base para muitos dos coquetéis hoje conhecidos: o gim. 
Na verdade os gregos já haviam descoberto a formula de destilação de bebidas em data incerta mas, aproximadamente após os anos 20 depois de Cristo, e, os Romanos, que nas suas lutas de expansão do império, já haviam se apoderado de equipamentos de destilação existentes em países do Oriente Médio e fabricavam uma bebida à base de uvas: a grappa. 
O empurrão final para o surgimento dos primeiros coquetéis, de forma mais ou menos parecida com as dos dias atuais foi dado a partir de 1870 nos Estados Unidos com o surgimento dos primeiros aparelhos capazes de fazer gelo. 
A história verdadeira talvez jamais seja contada, no entanto, fato indiscutível, os coquetéis se transformaram, ao longo dos tempos, numa verdadeira instituição mundial.
BEBIDAS BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE COQUETÉIS 
O resultado de um coquetel dependerá, além da origem e qualidade das bebidas envolvidas, dos conhecimentos de quem o esta elaborando. Partindo – se do pressuposto de que nem todos somos barmans profissionais, que transformam em arte qualquer mistura aparentemente simples, é que, a seguir estão algumas referências sobre as bebidas mais utilizadas na preparação de coquetéis: 
Aquavit
Bitter 
Cachaça 
Cerveja 
Champanhe 
Conhaque 
Gim 
Licor 
Rum 
Saquê 
Tequila 
Vermute 
Vinho 
Vodca 
Whisky 
CATEGORIAS DE COQUETÉIS 
LONG DRINKS 
Levam na sua composição uma bebida alcoólica que misturada com suco de frutas, refrigerantes, água mineral e gelo são servidos em copos altos. 
SHORT DRINKS 
Considerados como os verdadeiros coquetéis, são aqueles servidos em copos baixos. 
HOT DRINKS 
Indicados para regiões de clima frio devem ser servidos em copos resistentes ao calor. 
MODALIDADES DE COQUETÉIS 
BATIDOS 
São aqueles coquetéis em que se usam bebidas difíceis de se misturar e por isto precisam ser agitadas ou batidas numa coqueteleira. 
MEXIDOS 
Por serem compostos de bebidas fáceis de se misturarem podem ser feitos num copo alto e mexidos com uma colher, sem necessidade de serem agitados ou batidos. 
MONTADOS 
São os coquetéis que são preparados no mesmo copo em que serão servidos dispensando o uso de colheres ou de coqueteleiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário