- UM BOM VINHO é como um bom beijo, suave e desce fazendo folia em nosso estômago.
- Saber saborear um bom vinho não depende somente de sua fama ou seu nome, depende também da refeição que será servida.
- Dizem que o vinho é uma espécie de molho à parte.É assassinato oferecer um vinho tinto do porto logo na entrada da refeição. Além de pesar iria cortar o sabor da refeição.
- Os eventos estão cada vez mais luxuosos, o que faz com que os tradicionais vinhos e champagne voltem à cena e façam papel principal na mesa. Saber escolher um bom vinho ou champagne para servir com as refeições é essencial em um evento.
- Veja algumas regrinhas que podem facilitar na hora de escolher o que melhor servir. A combinação de paladar e de propriedades digestivas é basicamente, que os vinhos tintos combinam com massas e carnes vermelhas, e o branco com peixes, carnes brancas e doces.
- Além da combinação, é necessário respeitar também a sucessão dos vinhos. A regra geral é: vinhos brancos, que são mais fracos ou delicados, são servidos antes dos tinto, que são mais fortes. Exemplos de sucessão e de combinações que são geralmente aceitas:
1. Os vinhos mais fracos e de sabor mais delicado são servidos antes dos mais fortes.
2. Entre vinhos brancos, tintos, secos e suaves, servem-se primeiro os secos brancos, seguidos dos secos tintos e por último os suaves e doces.
3. O Champagne combina com todos os tipos de pratos: o chamapagne seco tanto como aperitivo como para acompanhar o prato principal, e o champagne demi-sec para a sobremesa.
4. Vinhos rosados podem acompanhar tanto os pratos que pedem vinho branco quanto os que pedem vinho tinto.
5. O vinho branco seco é normalmente servido com peixes e ostras, com as carnes brancas em geral, como carne de vitela, porco e frango.
6. O vinho tinto seco é normalmente servido com carnes vermelhas e com carnes brancas de animais de caça (marreco, lebre, etc.)
7. Os vinhos doces (preferencialmente os demi-sec), acompanham a sobremesa.
8. O vinho do Porto vai bem tanto com a sobremesa quanto com o prato de queijos, que intermedia entre os pratos salgados e a sobremesa.